13ª Mini-Jornada da Família

"A educação começa e continua em casa"



*** "... a verdadeira educação, a educação por excelência, é a educação que olha o homem como ser integral, como Espírito eterno, criado para a perfeição, é a EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO." (Livro: Educação do Espírito, Walter O. Alves) ***


ARTIGOS E MENSAGENS

 

A INFLUÊNCIA DOS PAIS NA APRENDIZAGEM DOS FILHOS NA ESCOLA

A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente, eles tem que ter consciência da sua importância e saber seu papel e que podem ajudar e influenciar no processo de aprendizagem dos filhos na escola. A educação tem um papel fundamental na produção e reprodução cultural e social e começa no lar/família, lugar da reprodução física e psíquica cotidiana, e a família (principalmente os pais) compreende o espaço das estratégias educativas que impulsionam o aluno seja através da transmissão do capital cultural, seja do incentivo dos hábitos de estudo ou do estimulo e da manutenção da expectativa educacional, sendo que os pais não percebem é que seu papel muitas vezes é fundamental nesse processo.

Os pais tem que quebrar esse paradigma, da ideia de que a educação formal se dá somente na escola. Eles têm que fazer parceria escola–família e ter uma participação maior na educação, como estratégia de promoção do sucesso do aprendizado escolar. O envolvimento dos pais na aprendizagem escolar é desejável apenas na medida em que estes puderem se envolver com assuntos curriculares, ocorre que esse envolvimento seja limitado à obrigação materna, no contexto de uma divisão sexual do trabalho educacional que persiste e é tomada como natural pela própria escola e por seus profissionais do sexo feminino.

A colaboração dos pais pode ser um fator determinante no auxilio da aprendizagem do aluno, pois a colaboração família-escola tem sido bastante enfatizada, como uma das metas para a educação no milênio que se inicia, (Delors, 2000,pag.24). Estudos recentes têm sido desenvolvidos nessa direção, mostrando as vantagens dessa parceria para a escola e para os alunos (Bhering & Siraj- Blatchford, 1999; McBride, 1999). Porém, antes da entrada da criança para a escola, a família se coloca como a principal mediadora das aprendizagens infantis e uma das variáveis, que têm sido estudadas diz respeito a como se dá essa mediação e no que ela pode ampliar o potencial de aprendizagem dos alunos, facilitando o trabalho futuro de professores .

O envolvimento de pais na vida escolar do filho pode mostrar o quanto pode ser produtiva a parceria escola- família, para que isso ocorra os pais teriam que acompanhar tarefas e trabalhos escolares, ver caderno com as lições da escola, verificar se o filho fez as tarefas, estabelecer horário de estudo, informar- se sobre matérias e provas, quando não saber do assunto procurar aprender ou pesquisar para poder ajudá-lo nas tarefas e sempre procurando saber como o filho esta indo na escola, mesmo se não detectar nenhum problema.

Os pais agindo dessa forma com certeza vão formar excelentes cidadãos e profissionais de sucesso.

* * *

Referências: Bhering. E. & Siraj-Blatchford, I. (1999). A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, 106,191-216.
Delors, Jacques (org.). Educação. Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/UNESCO/ MEC, 2000.
http://comoserumprofissionaldesucesso.blogspot.com/2010/06/influencia-dos-pais-na-aprendizagem-dos.html

 

Para contato com a Equipe Espiritismo.net, acesse: www.espiritismo.net/familia.