Exemplos de Atendimento Fraterno

CASO 1

========================
==[ Dados do Usuário ]==
========================

Sexo: Masculino
É Espírita? Sim
Idade: 52 anos

================
==[ Pergunta ]==
================

Meu filho é dependente químico (drogas). Preciso muito de ajuda espiritual.

================
==[ Resposta ]==
================

Prezado irmão,

Que Deus, Pai infinitamente justo e bom, o ilumine e auxilie nossos propósitos de conforto e esclarecimento.

Meditemos nessas questões do "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec:

Questão 258: "Antes de começar nova existência corporal, tem o Espírito consciência e previsão do que lhe sucederá no curso da vida terrena?"
Resposta: "Ele próprio escolhe o gênero de provas por que há-de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio."

Também encontramos:

Questão 264. "Que é o que dirige o Espírito na escolha das provas que queira sofrer?"
Resposta: "Ele escolhe, de acordo com a natureza de suas faltas, as que o levem à expiação destas e a progredir mais depressa. Uns, portanto, impõem a si mesmo uma vida de misérias e privações, objetivando suportá-las com coragem; outros preferem experimentar as tentações da riqueza e do poder, muito mais perigosas, pelos abusos e má aplicação a que podem dar lugar, pelas paixões inferiores que uma e outra desenvolvem; muitos, finalmente, se decidem a experimentar suas forças nas lutas que terão de sustentar em contato com o vício."

Conhecendo a origem das dificuldades por que todos passamos, dos problemas, temos, então, mais capacidade para a sua aceitação, respeitando a vontade de Deus, mas nunca nos acomodando perante a adversidade. O esforço de superação dos obstáculos que temos pela frente é que irá moldar o Espírito e fazê-lo subir mais um pouco na escala evolutiva. Se Deus nos permitisse passar através da vida sem quaisquer obstáculos, nós não iríamos conseguir crescer como Espíritos, nós nunca seríamos tão fortes como poderemos ser. As dificuldades e os sofrimentos são, pois, caro irmão, processos de educação e de reparação, mostrando-nos a intervenção da justiça e do amor divinos em nossas próprias provações e males.

O problema da tóxico-dependência é de um desgaste emocional e psicológico muito grande, não só para o doente, mas também para os familiares. Os narcóticos funcionam, muitas vezes, como um escape, uma fuga da crua realidade de nossas desilusões, fracassos e sofrimentos. Joanna de Angelis, Espírito, através da psicografia de Divaldo Franco, na obra "Após a Tempestade", nos diz que "as famílias que se deparam com um drama desses no lar, em primeiro lugar, devem procurar forças em Deus, Pai misericordioso e justo, e em Jesus, porque Ele não veio somente para os sãos, mas, fundamentalmente, para os enfermos. Em segundo lugar, não devem se acovardar diante do fato em si, pois, por trás de toda queda moral existe um grito recôndito de 'socorro!'."

O seu filho está doente do corpo e do espírito. Ele cometeu o erro de, um dia, se iniciar nesse vício, e agora é muito complicado conseguir sair. Da parte de vocês, como familiares próximos, é preciso muita firmeza, mas também paciência, carinho, tolerância e respeito para com ele para ajudá-lo efetivamente. A complexidade de nossas experiências reencarnatórias está longe de nossa capacidade de entendimento e todos queremos compreender e sermos compreendidos. O dependente dos tóxicos, da mesma forma, além de compreensão, é sedento de amor e respeito. Nos momentos mais complicados, você precisa ver além do filho, deste de quem esperava outro comportamento perante a vida. Enxergue o enfermo carente de proteção, o Espírito angustiado que necessita sentir o calor de um ombro amigo, o ser humano que escolheu o caminho errado para esconder a revolta, a dor e o desapontamento, e que nesse momento precisa muito de orientação. Seu filho precisa da ajuda de quem mais o ama, do colo amigo, do apoio fundamentado na compreensão e na disponibilidade de ajuda irrestrita, pois ele é um ser carente de afeto e de estímulo para sair do poço para onde se atirou.

Caro irmão, compreendemos que o seu desgaste emocional seja intenso, mas não se esqueça das palavras do mestre de Nazaré, quando os discípulos gritavam aflitos dentro do barco por conta de uma tempestade: "Onde está a vossa fé?" É nos tempos em que tudo parece obscuro e perdido que temos necessidade de manter a nossa confiança e determinação. Essa fé faz-se também caminhando, trabalhando e criando condições para que a tempestade desapareça e o Sol volte depressa, e ainda mais brilhante, ao núcleo familiar.

Desde já, é preciso esclarecer que as ajudas espirituais são ineficazes por si só, já que para deixar os narcóticos é necessário que haja uma profunda vontade e um desejo íntimo do adicto em se recuperar e, normalmente, é necessário que seja efetuada uma reabilitação de forma integrada nos seus aspectos, físico, social, psicológico e espiritual. A dependência de narcóticos é uma doença crônica, que está catalogada pela Organização Mundial de Saúde. O consumo prolongado de narcóticos causa um impacto biológico muito grande no indivíduo e gera imensas dificuldades para lidar com a sua abstinência.

A reabilitação não visa apenas a abstinência de consumo, é um processo dinâmico e complexo. No tratamento de reabilitação, o adicto aprende a domar o desejo incontrolável pela droga. Para isso, são desenvolvidas medicações que diminuem esse apetite e fazem com que a força de vontade e a pressão psicológica para interromper seu uso se manifestem de forma mais tranquila. Ao mesmo tempo, o dependente químico será auxiliado a melhorar as suas relações com o meio social no qual está inserido, fazendo uma escolha mais racional das pessoas em quem pode confiar e se apoiar, reinvestindo esforços nos estudos ou no trabalho, sendo amparado psicologicamente de forma a restituir maior estabilidade e valor às suas relações afetivas. Do mesmo modo, lhe é dado um grande estímulo para acreditar e ter confiança nas suas capacidades e potencialidades como indivíduo, uma garantia essencial para o sucesso de qualquer terapêutica.

Superar uma situação como essa exige equilíbrio, esclarecimento, um sentimento de união com as pessoas que o amam de verdade e, acima de tudo, amor por ele mesmo e por essa dádiva divina a que chamamos Vida. Bem no seu íntimo, ele precisa reconhecer que quer sair da droga, que não pode suportar que o voltem a humilhá-lo e que não quer se deixar manipular de novo. Então, entrar de corpo e alma num programa de reabilitação, procurando fazer da recuperação o objetivo primário, é fundamental para atingir uma sobriedade efetiva e duradoura. É preciso ter a consciência que o seu filho é o motor da própria recuperação, e por mais apoio, orientação e ajudas que lhe foram dadas, ele terá que ser o mais empenhado nessa reabilitação.

Aconselhamos, portanto, que vocês procurem ajuda médica especializada nesse campo (psiquiatria), inicialmente para compreenderem a dimensão da doença com que estão lidando. Esse contato inicial pode ser feito apenas por vocês, pais e familiares, para, após, envolverem seu filho nas orientações. Dar o passo certo nesse início é imperativo para determinar o sucesso dessa tarefa que precisam cumprir.

Propomos que contate a associação Narcóticos Anônimos em sua região, onde o seu filho poderá ser acompanhado, orientado e esclarecido de forma personalizada, discreta e confidencial sobre os programas de recuperação e apoios disponíveis para o seu caso específico. Acesse www.na.org.br/csaabc/index.htm.

Propomos também que visite os excelentes sites das organizações abaixo indicados, que se dedicam a esclarecer e orientar os familiares e amigos de usuários de drogas. Contêm informações preciosas e depoimentos de pessoas com o mesmo tipo de problemas que você:

- www.naranon.org.br - Narcóticos - Atendimento a familiares e amigos de dependentes
- www.dkk.com.br/abrafam/abrafam.html - Associação Brasileira de Apoio às Famílias de Drogadependentes (São Paulo/SP)

Convém também saber, irmão, que se as consequências da dependência química se refletem de forma marcante no nosso veículo físico, também o nosso veículo espiritual. O perispírito, como é designado na Doutrina Espírita, sofre com essas atitudes registrando toda a perturbação energética, precisando, por sua vez, de ser devidamente cuidado através de terapêuticas específicas. Além desse fato, e como nos advertem os amigos Espirituais responsáveis pela Revelação Espírita, os nossos pensamentos e atitudes atraem Espíritos vinculados com esse tipo de comportamentos, que passam, então, ter uma influência crescente sobre nossa forma de agir e de nos comportar.

Para isso, recomendamos que, quando possível, e sem prejudicar o tratamento convencional que se faz necessário, procurem um Centro Espírita perto da sua área de residência, para que, com o auxílio dos trabalhadores, seu filho possa ser ajudado. Procure conscientizá-lo da importância de ele estar presente. É normal que se sinta acanhamento em se apresentar, mas é muito importante a presença física dele na instituição, onde poderá usufruir da terapêutica do passe magnético, o qual constitui-se duma transfusão de energias, que nos revigoram e reanimam, e que será de um enorme benefício nesse caso específico. O passe também tem a função de desfazer eventuais influências espirituais negativas que estejam contribuindo para agravar a condição dele. Outrossim, assistindo às palestras, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais. Caso ele demonstre resistência, vão vocês representando-o nesse pedido de ajuda. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.

Encontre conforto, força e amparo também na oração. Vá buscar as palavras ao coração e fale com Deus, exponha-lhe os seus medos, receios, desejos e vontades, demonstre sua fé na justiça Divina, sem lamentos, com compreensão pelas contrariedades que batem à sua porta, pedindo, ao mesmo tempo, que Ele os ajude nessa luta.

A nossa ligação aos planos superiores da Vida é um fantástico repositório de lucidez e serenidade para o nosso Espírito. Sugerimos, por isso, como medida favorecedora ao estado de equilíbrio e de harmonia, pessoal e da família, se ainda não o faz, Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico. Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço: www.espiritismo.net/nossas_atividades/atendimento_fraterno/evangelho_no_lar.

Procure frequentar uma Casa Espírita próxima a você. Assistindo às palestras oferecidas, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais. A Casa Espírita proporciona o benefício do passe, que vem como um poderoso recurso para o equilíbrio de que todos precisamos. O passe também tem a função de desfazer eventuais influências espirituais negativas que estejam contribuindo para agravar sua condição. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.

Participe de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiritismo.net/nossas_atividades/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários. Acesse nosso canal no Youtube e acompanhe nossas transmissões - https://www.youtube.com/user/EspiritismoNet. Siga-nos também em nossas redes sociais: Facebook - https://www.facebook.com/espiritismo.net e Twitter - https://twitter.com/EspiritismoNet.

Convidamos, ainda, você, sua família e interessados para conhecerem nossos trabalhos de atendimento fraterno ao vivo, sala Espiritismo Net Atendimento, às terças-feiras, das 22h às 23h30, e nossa equipe de Vibração, aos domingos, das 22h às 22h30, ambos desenvolvidos no Paltalk, que lhes proporcionarão momentos de harmonia e reflexão. Você também pode encaminhar os nomes dos que necessitam de auxílio para a vibração através do formulário no endereço http://espiritismo.net/preciso_de_ajuda/pedido_de_preces_online.

E instrua-se com leituras edificantes – caso seja do seu interesse, os livros da Codificação Espírita podem ser baixados no link www.espiritismo.net/download_de_materiais.

Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento. Esperamos ter ajudado.

Equipe do Atendimento Fraterno e do Perguntas e Respostas do Espiritismo.net.
Visite www.espiritismo.net

No intuito de melhorar nosso atendimento, gostaríamos de saber se nossa resposta foi bem compreendida e aceita por você, bem como receber algum comentário adicional que você tenha sobre esse assunto. Além disso, seu retorno é grande incentivo para que continuemos nosso trabalho. Numa nova solicitação, informe-nos se as recomendações que passamos estão sendo adotadas.

==============================

Aqui ficam algumas sugestões para melhor entendimento:

Livros:
- "Dependência Química e Espiritismo" - Elisa Goulart - Vols. I e II
- "Memórias de um Toxicômano" - Espírito Tiago - Psicografia de Marcos Alberto Ferreira

Instituições para orientação:
- www.naranon.org.br - Narcóticos - Atendimento a familiares e amigos de dependentes - Grupos Familiares Nar-Anon do Brasil (Rio de Janeiro/RJ)
- http://abrafam.org.br - Associação Brasileira de Apoio às Famílias de Drogadependentes (São Paulo/SP)

Palestra:
- "O Jovem e as Drogas: Perguntas e Respostas" - Nazareno Feitosa (para jovens e familiares) - http://migre.me/auwpf

Vídeos:
Programas Espíritas
- Terceira Revelação - Prece - http://goo.gl/T5DQ39

Programa Transição - http://www.kardec.tv
- Dependência Química - João Lourenço
http://www.kardec.tv/video/transicao-tv/400/transicao-229-dependencia-quimica
- Drogas - José Raul Teixeira
http://www.kardec.tv/video/transicao-tv/278/transicao-100-drogas
- A Influência dos Espíritos em nossas Vidas I - Diversos
http://www.kardec.tv/video/transicao-tv/200/transicao-178-as-influencias-dos-espiritos-em-nossas-vidas

==============================

Reflita:

As provações

Não reclame das provações que a vida lhe impõe; elas são necessárias para sua evolução, para o amadurecimento do espírito. Elas não são castigos, mas sim valiosas oportunidades para você conquistar a verdadeira felicidade.
(...)

Leia a mensagem completa em www.gotasdeamoreluz.com.br/paginas/as_provacoes.htm.