Exemplos de Atendimento Fraterno

CASO 5

========================
==[ Dados do Usuário ]==
========================

Sexo: Mulher
É Espírita? Sim
Idade: Não informado

================
==[ Pergunta ]==
================

Não consigo entender como uma grande amiga que estava na Doutrina - fazia cursos, frequentava o passe de cura de um Centro sério, fazia culto no lar, pessoa boníssima, de caráter e responsável com a vida -, de repente, apresentou uma forte depressão e se suicidou. Ela não falava nada a ninguém, mas achamos em seus guardados uma carta enviada ao plano espiritual um mês antes do acontecido, onde ela descrevia todos os seus sintomas de gravíssima depressão. Como resposta, estava apenas escrito: "4 passes.".

Pergunto-me: será que eles não viram a gravidade do problema? Não podiam ter aconselhado melhor? As pessoas que sabem que sou espírita e amiga dela me questionam do por quê ninguém ter percebido que ela poderia estar obsediada!

Respondam-me, por favor. Sinto que depois disso me tornei muito fraca na minha fé, que já não era tão grande assim, infelizmente.

================
==[ Resposta ]==
================

Cara irmã,

Rogamos ao bom Deus que possa trazer paz e compreensão ao seu coração.

Entendemos perfeitamente seu estado de espírito em face do acontecido com sua grande amiga. Como pode alguém que frequenta uma instituição espírita, estuda, recebe passes magnético-espirituais, faz o culto do evangelho no lar e, ainda assim, toma tão grave e drástica atitude? Por que ninguém na espiritualidade viu ou intercedeu por ela? Por qual razão será que, no Centro Espírita que ela frequentava, ninguém percebeu o que realmente estava ocorrendo com ela? E ainda, como alguém com tantas informações foi capaz de tomar tal atitude?

Primeiramente, permita-nos trazer algumas informações sobre a depressão, esse mal que na atualidade alcança tantas e tantas criaturas, em toda parte da Terra, e que faz com que se conte entre as suas vítimas até as crianças.

Segundo o Dr. Wilson Ayub Lopes, em artigo publicado no boletim da Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo, a depressão é mal que atinge cerca de 14% da população do Brasil, ou seja, cerca de 21 milhões de pessoas. Ainda, segundo o mesmo artigo, "a depressão pode ser conceituada como uma alteração do estado de humor, uma tristeza intensa, um abatimento profundo, com desinteresse pelas coisas. Tudo perde a graça, o mundo fica cinza, viver torna-se tarefa difícil, pesada, com ideias fixas e pessimistas".

Como podemos perceber, a vida de uma pessoa depressiva torna-se extremamente difícil, já que nada consegue interessá-la, dar-lhe ânimo, força ou coragem para viver. Alguém que se encontre em estado de depressão, normalmente fecha-se em si mesmo num mutismo sem fim, não conseguindo falar ou expressar seus sentimentos e angústias, o que na maioria das vezes impede se preste a ele o socorro de que precisa, ou então, quando se percebe, algumas vezes já é tarde demais para ajudar.

Afirma ainda o Dr. Wilson, no mesmo artigo, que uma das causas do suicídio entre os depressivos é em razão do indivíduo se sentir impotente e fraco para enfrentar suas dificuldades, julgar-se inferior, incapaz, vítima da sociedade, desprezando a força que tem. A forma como vemos e enfrentamos nossas dificuldades interfere muito nas nossas atitudes, pois se nos diminuirmos, fatalmente nossos problemas nos parecerão muito maiores e difíceis de resolver, aumentando também nosso desânimo ante a vida e as dificuldades.

As afirmativas acima, cara irmã, explicam por que muitas vezes os recursos usados (estudos, passes magnéticos e evangelho no lar) não logram os resultados esperados, pois a criatura sente-se tão fraca e desanimada que, apesar de receber recursos, não consegue encontrar em si mesma a força para reagir e lutar. Nesse caso, a intervenção da medicina e da psicologia é fundamental, indicando medicações específicas e psicoterapia para a recuperação do doente.

Já a outra questão levantada, de a espiritualidade não ter percebido a gravidade do caso, devemos analisá-la com muito critério, levando em conta a autenticidade da mensagem, as condições em que foi enviada, os complementos e orientações que eventualmente foram dadas além do conhecimento de vocês, enfim, a mensagem que encontraram pode ser apenas um fragmento do que realmente aconteceu. Os Espíritos libertos da matéria têm uma percepção muito maior e mais abrangente do que os encarnados e, com toda a certeza, souberam o que estava acontecendo com ela. Ocorre que, além da recomendação dos passes, eles também tentaram dissuadi-la através da intuição, das atitudes premeditadas, tudo por amor que nos dedicam, mas há de se considerar o fator livre-arbítrio do indivíduo encarnado, que não pode ser tolhido nestes e em muitos outros casos, em face de responsabilidade, necessidades e provações de cada um.

Quando fazemos ou aceitamos nossos planejamentos reencarnatórios, sabemos das dificuldades que nos visitarão a existência e o quanto teremos que lutar para vencer. Somos informados e conscientizados dos erros do passado e consequências no futuro, e também que cabe a nós sermos fortes e lutarmos para vencer, resgatar, reparar tais erros, pelos nossos próprios esforços, afim de avançar na senda do progresso. A propensão ao suicídio pode ser uma tendência negativa trazida de existências passadas. Vencer essa tendência, desenvolvendo a fé interior, seria uma prova a ser desempenhada e uma oportunidade bendita recebida na reencarnação, sempre amparada pelos Espíritos guardiães que velam por nós e estão que prontos a nos inspirar em todos os momentos importantes de nossas vidas.

Também é preciso lembrar que Deus, que é amor justiça e misericórdia, jamais depositaria nos ombros dos Seus amados filhos fardos maiores do que poderiam suportar, segundo nos informa o Mestre Jesus em Seu Evangelho de redenção. Quer dizer, por mais duras e árduas sejam as dificuldades, teremos sempre a condição de lutar e vencer, cabendo a cada um esforçar-se ao máximo para tanto.

Quanto ao fator obsessão, este possivelmente existiu no fato por você narrado, já que qualquer um de nós está sujeito a sofrer o assédio de adversários do plano espiritual, porquanto, em um mundo de provas e expiações, onde a grande maioria de nós ainda é Espírito ainda muito imperfeito, temos pensamentos e atitudes mais voltadas para o mal do que para o bem; somos egoístas e nos posicionamos cada vez mais distantes da nossa realidade espiritual. Com absoluta certeza, criamos inimizades e desavenças no passado, consequentemente, gerando para nós mesmos processos obsessivos das formas e intensidades mais diversas. Os processos obsessivos podem ser de longa duração, e nem sempre as atitudes do presente são suficientes para extingui-los, não cabendo à espiritualidade apartá-los de nós, mas, sim, nós mesmos repararmos os erros e enganos do pretérito e encetar a luta para alcançar o perdão daqueles que nos perseguem e ferem, buscando transformá-los de inimigos em irmãos. Essas situações são permitidas por Deus e pela Espiritualidade maior por estarem dentro de uma das Leis divinas, qual seja, a Lei de Causa e Efeito.

Cara irmã, nós, espíritas, somos muito cobrados porque muito recebemos. Lembre-se das palavras de Jesus narradas nos Evangelhos por Seus apóstolos: "Àquele que muito foi dado, muito será pedido". Temos a graça de receber dos amigos e mentores espirituais, de um modo geral, informações, orientações, admoestações, ensinamentos de toda a ordem, etc, capacitando-nos a entender nossos irmãos e suas cobranças, a aceitar o que não pode ser modificado, a lutar pelo que pode ser melhorado e discernir uma coisa da outra. Por essas razões, e por saberem-na espírita, é que você recebe tantas cobranças. Mas, de tudo o que lhe aflige e atormenta, o que mais nos traz preocupação é o fato de você afirmar que está perdendo a fé, porquanto o tempo é o grande apaziguador das dores e cicatrizador das feridas, mágoas e angústias que ainda acalenta no peito. Com justa razão, diríamos, já que sabemos o quão difícil é a separação entre seres que se amam. Mas estas irão acalmar-se e, com o tempo, extinguir-se, permanecendo em seu coração tão só a saudade e o amor que devota a essa pessoa querida. Já a fé perdida, esta é de fato uma situação preocupante, visto que sem fé o amanhã se torna um imenso vazio. A razão de existir, amar, fazer o bem, estudar, viver, enfim, vai aos poucos perdendo o sentido e nos abrindo portas e mais portas para a influenciação negativa, para o desânimo, para a fraqueza e tantas outras situações que no amanhã poderão nos conduzir a uma situação de maiores sofrimentos.

As coisas são como Deus permite que sejam em face do que fizemos e fazemos por merecer, no ontem ou agora, mas em momento nenhum estamos a sós ou abandonados: a misericórdia Divina sempre provê aquilo de que necessitamos e, acima de tudo, aquilo que é de fato o melhor para nossa vida. Nós, com nossa prepotência, orgulho e arrogância, é que na, maioria das vezes, deixamos de ouvir e aceitar, principalmente, as caridosas admoestações de Jesus e dos amigos espirituais, além, é claro, de nossa própria consciência. Use da pouca fé que alega ter - quem sabe do tamanho de um grão - e ore com sentimentos de amor por sua amiga para que Deus minimize as dificuldades pelas quais ela esteja passando. Ore também por você mesma e rogue a Deus para que lhe dê a compreensão e entendimento para aceitar aquilo que você ainda não consegue compreender ou aperceber. Confie! Deus é amor e em hipótese nenhuma abandona qualquer de Seus filhos.

Também será muito positivo que você coloque sempre o nome de sua amiga nas relações de preces do Centro que você frequenta. Se desejar, poderá também solicitar a inclusão do nome dela no trabalho de preces de nossa equipe no site http://espiritismo.net/preciso_de_ajuda/pedido_de_preces_online. Para isso, basta que você preencha uma ficha no referido site, com os dados dela.

Você já é espírita e frequenta uma instituição, onde acreditamos que deva participar de várias atividades. Mesmo assim, vale reforçar alguns hábitos extremamente salutares que devem ser seguidos por todos, como a Reunião do Evangelho no Lar para que não somente você, mas todos da família, e auxiliares, possam receber os seus benefícios, que envolvem todo o ambiente doméstico. Segundo Emmanuel, Espírito, não devemos esquecer a necessidade de trazer o Cristo para o cenário de amor onde nos refugiamos. Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço: www.espiritismo.net/nossas_atividades/atendimento_fraterno/evangelho_no_lar.

Procure frequentar uma Casa Espírita próxima a você. Assistindo às palestras oferecidas, prestando a devida atenção, sempre encontraremos respostas para as nossas dúvidas, por meio dos ensinamentos dos oradores e a assistência inspiradora dos nossos mentores e protetores espirituais. A Casa Espírita proporciona o benefício do passe, que vem como um poderoso recurso para o equilíbrio de que todos precisamos. O passe também tem a função de desfazer eventuais influências espirituais negativas que estejam contribuindo para agravar sua condição. Igualmente, a participação em atividades de caridade, de ajuda ao próximo, proporciona a higiene mental necessária à nossa renovação.

Participe de nossas atividades na Internet (estudos, palestras, vibrações e Atendimento Fraterno), via Paltalk (programa de áudio-conferência). Informe-se sobre o programa - instalação e uso - no site www.espiritismo.net/nossas_atividades/paltalk, além da programação semanal de nossos grupos de trabalho, com as atividades e horários. Acesse nosso canal no Youtube e acompanhe nossas transmissões - https://www.youtube.com/user/EspiritismoNet. Siga-nos também em nossas redes sociais: Facebook - https://www.facebook.com/espiritismo.net e Twitter - https://twitter.com/EspiritismoNet.

Convidamos, ainda, você, sua família e interessados para conhecerem nossos trabalhos de atendimento fraterno ao vivo, sala Espiritismo Net Atendimento, às terças-feiras, das 22h às 23h30, e nossa equipe de Vibração, aos domingos, das 22h às 22h30, ambos desenvolvidos no Paltalk, que lhes proporcionarão momentos de harmonia e reflexão. Você também pode encaminhar os nomes dos que necessitam de auxílio para a vibração através do formulário no endereço http://espiritismo.net/preciso_de_ajuda/pedido_de_preces_online.

E instrua-se com leituras edificantes – caso seja do seu interesse, os livros da Codificação Espírita podem ser baixados no link www.espiritismo.net/download_de_materiais.

Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento. Esperamos ter ajudado.

Equipe do Atendimento Fraterno e do Perguntas e Respostas do Espiritismo.net.
Visite www.espiritismo.net

No intuito de melhorar nosso atendimento, gostaríamos de saber se nossa resposta foi bem compreendida e aceita por você, bem como receber algum comentário adicional que você tenha sobre esse assunto. Além disso, seu retorno é grande incentivo para que continuemos nosso trabalho. Numa nova solicitação, informe-nos se as recomendações que passamos estão sendo adotadas.

================================

Para suas reflexões sobre a dificuldade que enfrenta, acesse:

Vídeos:
Programa Terceira Revelação
- Prece - http://goo.gl/T5DQ39

Programa Transição - http://www.kardec.tv/
- Depressão I - Diversos
http://www.kardec.tv/video/transicao-tv/160/transicao-217-depressao 
- Depressão II - Diversos
http://www.kardec.tv/video/transicao-tv/433/transicao-235-depressao 
- Depressão e Obsessão - Divaldo Franco
http://www.kardec.tv/video/transicao-tv/257/transicao-121-depressao-e-obsessao 

================================

Para suas reflexões:

Fé, Esperança e Amor

Um dia, a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR saíram pelo mundo para ajudar os aflitos. Quem das três, seria capaz de realizar o melhor trabalho para a glória de Deus?
(...)

Leia a mensagem completa em www.gotasdeamoreluz.com.br/paginas/fe_esperanca_amor.htm.

================================

A Carta de Deus

Tu és um ser humano, és o Meu milagre.
E és forte, capaz, inteligente, e cheio de dons e talentos.
Conta teus dons e talentos.
Entusiasma-te com eles.
Reconhece-te.
Aceita-te.
Anima-te.
(...)

Leia a mensagem completa em www.gotasdeamoreluz.com.br/paginas/a_carta_de_deus.htm.