Exemplos de Atendimentos

CASO 5

================
==[ Pergunta ]==
================

Olá! Toda vez que me aproximo de certas pessoas sinto uma angústia, uma coisa ruim dentro de mim. Tais pessoas nunca me fizeram nenhum mal (até agora!).
Será que isso é coisa de minha cabeça ou está relacionado a alguma questão espiritual?

Desde já agradeço a orientação.

================
==[ Resposta ]==
================

Cara irmã,

Muita paz!

Todas as pessoas possuem algum grau de mediunidade: algumas de modo ostensivo; outras, de modo pouco pronunciado. Allan Kardec descreveu, no capítulo XIV, de “O Livro dos Médiuns”, obra fundamental do Espiritismo, os diversos tipos de médiuns. Um desses tipos são os médiuns sensitivos ou impressionáveis, que são suscetíveis de sentir a presença de espíritos por uma sensação que não podem explicar. Esta faculdade pode se desenvolver e adquirir tal sutileza, que aquele que a possui pode reconhecer, pela impressão que experimenta, não só a natureza boa ou má do espírito que está ao seu lado, mas até mesmo a sua individualidade. Esta percepção também ocorre em relação a pessoas (espíritos encarnados) que estejam ao seu lado. É uma faculdade semelhante a que alguns cegos possuem, de reconhecer a aproximação de tal ou tal pessoa, mesmo sem o recurso visual. Um espírito bem equilibrado sempre produz uma sensação suave e agradável aos médiuns sensitivos, enquanto um espírito desequilibrado produz sensação contrária.

O sintoma que você nos descreveu se enquadra na definição acima.

O fato de você captar uma angústia vinda de outras pessoas não significa que essas pessoas queiram lhe fazer mal. Pode significar que elas estejam passando por momentos de tristeza e desequilíbrio emocional e de quem você absorveu os sentimentos daquele momento. Seriam necessitadas, portanto, de preces e boas vibrações.

Mesmo com a ocorrência eventual desse tipo de sensação que você experimenta, não se pode afirmar que você seja necessariamente uma médium ostensiva; somente com o passar do tempo e a continuidade destes fenômenos é que se chega a essa conclusão. Independentemente disso, recomendamos que você procure o Atendimento Fraterno de uma Casa Espírita idônea, pergunte sobre curso de educação e estudo da mediunidade, e siga as recomendações que a Casa tiver sobre esses cursos. O conhecimento acerca deste assunto, proporcionado pela Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, nos dá segurança e serenidade para lidar com essas situações. Também na Casa Espírita, recomendamos recorrer ao passe e à fluidoterapia quando sentir necessidade de revigorar as suas energias vitais; e como meio de fortalecimento e instrução, assista às palestras doutrinárias regularmente.

Em casa, pratique a prece diariamente, o culto do Evangelho no lar semanalmente e manter a higiene mental por meio da leitura edificante e da prática de boas ações.

Um Roteiro e outros esclarecimentos sobre o assunto poderão ser encontrados no seguinte endereço: www.espiritismo.net/evangelho_no_lar.

Sugerimos que entre em contato com o Conselho Espírita do seu estado para maiores informações sobre Centros Espíritas.

Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento. Esperamos ter podido ajudar.

Equipe do Atendimento Fraterno e Perguntas e Respostas do Espiritismo.net
Visite http://www.espiritismo.net

No intuito de melhorar nosso atendimento, gostaríamos de saber se nossa resposta foi bem compreendida e aceita por você, bem como receber algum comentário adicional que você tenha sobre esse assunto. Além disso, seu retorno é grande incentivo para que continuemos nosso trabalho. Numa nova solicitação, nos informe se as recomendações que passamos estão sendo adotadas.