Exemplos de Atendimentos

CASO 6

================
==[ Pergunta ]==
================

Por que não recebemos mensagens dos Espíritos elevados que façam diferença no dia a dia da humanidade, sem ser por intuição, nas mesas mediúnicas, já que estamos em fase de transição?
Por que se diz que estamos em uma nova era se percebo que a violência aumenta a cada dia mais em todos os seguimentos de sociedade, como vemos pelos jornais e internet?
E os novos Espíritos que estão aqui na Terra para ajudar? Não percebemos mudanças significativas; elas existem, sim, mas poucos são os que se envolvem e contribuem, não por falta de tempo, mas porque estão ainda em busca do pão de cada dia. Essa nova era é para já, como fica explicito em algumas reuniões que já participei?

================
==[ Resposta ]==
================

Cara irmã,

Muito obrigado por confiar em nossos serviços e compartilhar conosco essa questão. Pedimos a Deus e aos bons Espíritos que nos auxiliem no propósito de ajudar e servir ao próximo.

Suas dúvidas são muito justas, e o fato de você se preocupar com a melhora do mundo já demonstra que os ideais que lhe movem são edificantes, porque busca respostas que possam ajudar no progresso da humanidade. Sendo assim, ficamos muito à vontade para sugerir-lhe algumas reflexões, pois o móvel de nossos trabalhos é o mesmo seu, o de contribuir com a melhora da humanidade optando pela senda do Espiritismo como rota para esse fim.

Talvez você não tenha se dado conta, mas não podemos deixar de observar que a sua pergunta traz uma premissa, a de que “não recebemos mensagens dos espíritos elevados que façam diferença no dia a dia da humanidade”. Afinal, da forma que você fez a pergunta nos deixa transparecer essa afirmação. Vamos refletir melhor sobre isso.

Só podemos acreditar que a sua afirmação está baseada na expectativa de que os Espíritos nos tragam revelações retumbantes, do tipo que tragam soluções para os grandes problemas da humanidade, como a fome, a violência, a miséria... Ou, quem sabe, respostas definitivas para os problemas da alma humana, como a depressão, o desespero, a solidão... Mas relembremos o que respondem os Espíritos a Allan Kardec, no “O Livro dos Médiuns”:

Podem os Espíritos guiar os homens nas pesquisas científicas e nas descobertas?
"A ciência é obra do gênio; só pelo trabalho deve ser adquirida, pois só pelo trabalho é que o homem se adianta no seu caminho. Que mérito teria ele, se não lhe fosse preciso mais do que interrogar os Espíritos para saber tudo? A esse preço, qualquer imbecil poderia tornar-se sábio. O mesmo se dá com as invenções e descobertas que interessam à indústria. Há ainda há outra consideração e é que cada coisa tem que vir a seu tempo e quando as ideias estão maduras para a receber. Se o homem dispusesse desse poder, subverteria a ordem das coisas, fazendo que os frutos brotassem antes da estação própria.
"Disse Deus ao homem: tirarás da terra o teu alimento, com o suor do teu rosto. Admirável figura, que pinta a condição em que ele se encontra nesse mundo. Tem que progredir em tudo, pelo esforço no trabalho. Se lhe dessem as coisas inteiramente prontas, de que lhe serviria a inteligência? Seria como o estudante cujos deveres fossem feitos por outro" (O Livro dos Médiuns - Cap. XXVI, Item 294.).

Essa resposta é muito esclarecedora e nos diz por quê os Espíritos não vão além de determinados limites em suas revelações e mensagens. De fato, eles não vêm para poupar o trabalho que deve ser nosso, mas isso não significa que suas mensagens, de modo algum, sejam irrelevantes, muito pelo contrário, nas mensagens trazidas pelos Espíritos à Terra encontramos os mais profundos ensinamentos morais e filosóficos, e mesmo sem prejudicar os esforços que necessitamos desprender para o progresso da ciência, eles nos anteciparam inúmeras revelações de caráter científico que só vieram a ser comprovadas com o avanço da ciência e outras tantas que esperam por comprovação na posteridade.

Aliás, nesse sentido, o Espiritismo tem sido excelente, pois seus postulados a cada dia encontram um amplo cabedal de comprovações vindas de todas as partes do mundo. Hoje se estuda a reencarnação e a sobrevivência da alma após a morte nas academias científicas. Conhecimentos antecipados pelas obras de André Luiz encontram comprovação entre dedicados profissionais da área da saúde e cientistas médicos que vislumbram um novo paradigma. Isso sem falar do enorme número de mensagens consoladoras trazidas pelos parentes que partiram para o Além, dando a certeza da imortalidade da alma. Então, diante disso, pedimos que reflita sobre o assunto, reconsiderando a questão sob um novo prisma.

Sobre a segunda parte de sua pergunta, o que temos a observar, pelo que dizem a imensa maioria dos Espíritos que falam sobre o atual momento de transição da Terra, é que estamos apenas no início de uma nova era, mas o mundo de regeneração ainda não está estabelecido. É como se de um lado víssemos o amanhecer que desponta no infinito, mas as trevas da noite ainda dominam a paisagem terrestre. Mas, observe, olhe mais atentamente. Os tempos já não são os mesmos. Ao lado do mal que medra sobre a Terra, nunca se fez tanto o bem, nunca existiram tantas instituições e pessoas no mundo dedicadas a causa do amor, da justiça e da caridade.

São ainda tempos difíceis, não negamos, mas devemos ter o cuidado de não julgar o atual momento da humanidade sob o nosso acanhado ponto de vista pessoal, que às vezes pode estar restrito à nossa realidade social específica, mas que não reflete a totalidade. Observe, por exemplo, as atuais manifestações sociais no Brasil. Quem diria que elas aconteceriam alguns meses atrás? As mudanças fermentam silenciosamente, não conseguimos observar as coisas tão amplamente como conseguem observar os Espíritos superiores, afinal, eles definem os rumos da humanidade, ou por acaso não acreditamos na Providência Divina?

As mudanças e melhoras necessárias acontecerão. Talvez, não tão rápido quanto gostaríamos, mas elas irremediavelmente acontecerão, porque é da vontade de Deus que aconteçam. Confiemos Nele, que é nosso Pai de infinita sabedoria, e façamos a nossa parte. Não esqueçamos que a hora mais escura da noite é a mais próxima do raiar do dia.

Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento. Esperamos ter ajudado.

Equipe do Atendimento Fraterno e Perguntas e Respostas do Espiritismo.net
Visite http://www.espiritismo.net 

No intuito de melhorar nosso atendimento, gostaríamos de saber se nossa resposta foi bem compreendida e aceita por você, bem como receber algum comentário adicional que você tenha sobre esse assunto. Além disso, seu retorno é grande incentivo para que continuemos nosso trabalho.
(*) Numa nova solicitação, nos informe se as recomendações que passamos estão sendo adotadas.

===============================

Prefácio – “O Evangelho segundo o Espiritismo”

Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, como um imenso exército que se movimenta, ao receber a ordem de comando, espalham-se sobre toda a face da Terra. Semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar o caminho e abri os olhos aos cegos.

Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.

As grandes vozes do céu ressoam como o toque da trombeta, e os coros dos anjos se reúnem. Homens, nós vos convidamos ao divino concerto: que vossas mãos tomem a lira, que vossas vozes se unam, e, num hino sagrado, se estendam e vibrem, de um extremo do Universo ao outro.

Homens, irmãos amados, estamos juntos de vós. Ama-vos também uns aos outros, e dizei, do fundo de vosso coração, fazendo a vontade do Pai que está no Céu: “Senhor! Senhor!” e podereis entrar no Reino dos Céus.

O ESPÍRITO DE VERDADE