Exemplos de Atendimentos

CASO 7

================
==[ Pergunta ]==
================

Gostaria de tirar algumas muitas dúvidas.

Sou espírita, leio várias obras, vídeos, sou uma estudiosa do assunto em geral e estou confusa com algumas questões que ando pesquisando.

1º Sobre (eu não lembro o nome dele, mas acho que seja do C.E.U. Porque ele trabalha com Preto velho, caboclo, etc e prega a linha de espírita e de Ramatis?

2º O espiritismo aceita ou não a Umbanda, matanças e ritos? Isso faz parte de um estágio evolutivo?

Podem me mandar por e-mail a resposta?

================
==[ Resposta ]==
================

Cara irmã,

Muita paz!

Agradecemos pela confiança em nós depositada. Abaixo copiaremos suas perguntas e buscaremos fornecer os esclarecimentos possíveis.

“1º Sobre (eu não lembro o nome dele, mas acho que seja do C.E.U.). Porque ele trabalha com preto velho, caboclo, etc, e prega a linha de espírita e de Ramatis?”

Bem, não conseguimos compreender qual era exatamente sua dúvida nessa pergunta. De todo modo, entendemos pertinente esclarecer que muitas pessoas realizam práticas espiritualistas, envolvendo o contato com o mundo espiritual, e frequentemente denominam de Espiritismo, porque há comunicação com os espíritos. Entendemos que isso é um equívoco. Para denominar uma atividade de Espírita, uma determinada prática como sendo Espiritismo, é preciso que tais sejam baseadas nas orientações contidas nas obras básicas do Espiritismo, publicadas por Allan Kardec, sob a orientação de sábios espíritos.

Há diversas religiões e crenças que aceitam a comunicação com os Espíritos, e nem por isso devem ser denominadas de Espiritismo.

Quanto à questão da comunicação de preto velho, caboclo ou qualquer outra denominação que se dê ao espírito comunicante, o Espiritismo entende que tais irmãos, assim como nós, encontram-se em processo de evolução. Pode ser que seja esclarecido ou ignorante, bondoso ou mal intencionado, sério ou brincalhão, moralmente elevado ou cheio de vícios, enfim, não importa o nome, a denominação, com que o espírito se apresente, importa o seu nível evolutivo. Deve-se prestar atenção se o espírito é desapegado dos vícios, dos interesses materiais, se tem conhecimentos profundos nos assuntos de que fala, se realiza suas atividades com amor, paz, justiça, sempre fazendo o bem, isso é que é importante. Independentemente da denominação, vale o que o espírito é, o nível evolutivo que ele possui. Isso é que é importante.

“2º O Espiritismo aceita ou não a Umbanda, matanças e ritos? Isso faz parte de um estágio evolutivo?”

Prezada irmã, o Espiritismo não é contra nenhuma religião ou crença voltada ao bem. Como cristã que é, a Doutrina Espírita defende a bondade, a fraternidade, a caridade, o amor ao próximo, o respeito à natureza, enfim, apregoa valores humanitários visando o bem da humanidade e de nosso planeta.

Quanto à “matanças”, o Espiritismo esclarece que é um equívoco. Não existe necessidade de sacrificar animais. Tais práticas, ao que se sabe, são solicitadas por espíritos ainda muito animalizados, atrasados, inferiores, que desejam vampirizar as energias dos indefesos animais. Os espíritos evoluídos e sábios jamais pedem tal coisa; pelo contrário, estimulam a bondade, a fraternidade e o respeito a todas as formas de vidas criadas pelo Pai soberano, sábio e justo.

Com relação aos “rituais”, os Espíritos superiores nos esclarecem que fórmulas, amuletos, orações místicas, roupas especiais, nada disso é realmente o que os atrai. Para eles, Espíritos, o importante é a nossa intenção, o nosso propósito. Mais uma vez, não é o ritual que faz com que os bons Espíritos venham nos assistir, e sim a nossa intenção, o que desejamos no íntimo.

Apesar de termos as compreensões acima apresentadas, respeitamos plenamente as religiões e crenças que pensam diferentes de nós. Nosso planeta é habitado por diferentes povos, culturas, tradições, e é perfeitamente natural que haja variados tipos de crenças, pois diferentes são os níveis de esclarecimento. Ao que sabemos, os bondosos amigos espirituais compreendem isso, e prestam assistência a todos aqueles que de coração desejam fazer o bem, qualquer que seja a crença ou religião a que pertençam.

Que Deus abençoe nossos propósitos de entendimento. Esperamos ter ajudado.

Equipe do Atendimento Fraterno e Pergunta e Resposta do Espiritismo.net.
Visite: http://www.espiritismo.net/

No intuito de melhorar nosso atendimento, gostaríamos de saber se nossa resposta foi bem compreendida e aceita por você, bem como receber algum comentário adicional que você tenha sobre esse assunto. Além disso, seu retorno é grande incentivo para que continuemos nosso trabalho. Numa nova solicitação, nos informe se as recomendações que passamos estão sendo adotadas.